Não precisa de uma ideia para empreender

Startups escaláveis: o mito de ter que crescer rápido

Conteúdo da Turma

Francisco Santolo, CEO da Scalabl, explica neste vídeo porque é que a necessidade de escalar um negócio rapidamente é um mito. Escalabilidade é uma palavra frequentemente utilizada no ecossistema de startup, mas o que é escalabilidade?

A escalabilidade, seja num contexto financeiro ou dentro de um contexto de estratégia de negócios, descreve a capacidade de uma empresa de crescer sem ser prejudicada por sua estrutura ou pelos recursos disponíveis quando enfrenta o aumento da produção. A idéia de escalabilidade tem se tornado cada vez mais relevante nos últimos anos, pois a tecnologia tem facilitado a aquisição de clientes, a expansão de mercados e a escala.

Este conceito está intimamente relacionado ao termo economias de escala, no qual certas empresas são capazes de reduzir seus custos de produção e aumentar a lucratividade à medida que crescem e produzem mais. Para situações em que o aumento da produção aumenta os custos e diminui os lucros, isso é chamado de deseconomias de escala.

Por outro lado, é importante destacar que existe uma diferença entre o conceito de crescimento e o de escalada. Quando as empresas crescem, elas estão aumentando sua receita tão rapidamente quanto estão adicionando recursos para permitir esse aumento. Quando as empresas escalam, como já dissemos, elas aumentam a receita a um ritmo mais rápido do que assumem novos custos

Assim, neste ponto, a projeção futura do volume de operações que uma empresa irá realizar abre muitas questões a serem analisadas. As startups devem focar no crescimento ou na escala, as startups devem focar no crescimento na aprendizagem ou nos lucros? As startups devem focar na escala em métricas de vaidade - como diz Eric Ries - ou em métricas acionáveis?

Francisco explica por que as start-ups financiadas por capitalistas de risco se concentram em aumentar qualquer tipo de KPI que possa gerar ilusão de crescimento para o exterior, desconsiderando o custo que isso traz e, também, desconsiderando a geração de lucros. Convidamos você a ouvir por que eles operam desta maneira.