CURSO ONLINE DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Por que você acumula contatos no LinkedIn?

por Francisco Santolo
Junho 2019

Muitas pessoas que presumem ter +30K de seguidores ou de comentários nos seus perfis de Linkedin não entendem realmente o verdadeiro poder do networking.

Não se trata de acumular contatos, ou cartões pessoais, nem de ser visto como um influencer. Trata-se de impulsionar teu sonho, teu propósito, visão ou a de outros, com o poder da tua rede.

Trata-se de construir e alimentar relações reais, entender as necessidades dos outros, dar primeiro, conectar com as pessoas. As conexões da 2da. e 3ra. de Linkedin têm uma razão de ser. Do mesmo modo que as introduções.

Logicamente se trata de estar aberto à diversidade e gerar diariamente novas relações, manter-se em contato, começar e unir-se às comunidades, mas colaborando verdadeiramente nelas. Finalmente sempre se trata de relações um a um e de oferecer valor.

Um experimentado em networking é Brian Uzzi, da Kellogg School of Management, uns dos meus professores e autores mais admirados. Um artigo imperdível da HBR (Harvard Business Review) é:

https://hbr.org/2005/12/how-to-build-your-network

O networking mudou a minha vida, está ligado à generosidade e a dar primeiro, a abandonar o transacional. Porém muitas pessoas não o fazem, inclusive quem acredita que são experimentados em redes, com conexões de +30k.

Outros artigos de Francisco Santolo