Não precisa de uma ideia para empreender

A riqueza no futuro pertencerá aos donos do intangível

O capitalismo está a semear a sua própria destruição, o que significa que, por um lado, as empresas com custos fixos mais baixos e uma estrutura pequena podem fazer o mesmo de uma forma mais ágil, mais barata, com melhores margens através da externalização para os seus mesmos fornecedores; por conseguinte, os actores do mercado estão muito mais indefesos do que parece. E isto está sempre a acontecer, e as empresas estão a ter grandes problemas.

Por outro lado, o capitalismo está a comer-se a si próprio, e agora o dono do capital em bens tradicionais como máquinas ou fábricas, é o bobo. Porque os recursos de produção, os activos depreciam-se a toda a velocidade, todos os anos os custos são reduzidos, as máquinas são melhoradas. Assim, ao comprar uma máquina para um investimento a longo prazo para produzir para um mercado, muitas vezes a sustentabilidade desse investimento está em risco.

É muito mais barato para o empreendedor subcontratar a muitos fornecedores diferentes e fazê-los competir em vez de ter a sua própria fábrica, com as suas próprias máquinas, para fazer os seus próprios produtos.

Jeremy Rifkin, no seu livro Sociedade com Custo Marginal Zero, conclui que o capitalismo permanecerá conosco, embora em um papel cada vez mais otimizado, principalmente como um agregador de serviços e soluções de rede, permitindo que ele prospere no futuro.

No entanto, segundo Rifkin, estamos entrando em um mundo além dos mercados, onde estamos aprendendo a viver juntos em uma comunidade colaborativa global cada vez mais interdependente. "Neste mundo novo, o capital social é tão importante como o capital financeiro, o acesso triunfa sobre a propriedade, a sustentabilidade supera o consumismo, a cooperação derrota a concorrência e o valor de troca no mercado capitalista é cada vez mais substituído pelo valor compartilhável –da economia compartilhada–".

 

¡Haz la prueba gratuita de nuestro Curso de Emprendimientos e Innovacion! >