Não precisa de uma ideia para empreender

Inovação e Empreendedorismo em Stanford: Pensar como um empreendedor e inovar

Stanford Graduate School of Business
Outubro 2015

O programa Stanford Innovation and Entrepreneurship Certificate (SI&E), lançado em 2012, está comemorando seu centésimo graduado, o empreendedor Francisco Santolo.  Francisco já tinha um MBA e experiência anterior em startups, mas o programa foi fundamental para reconectá-lo com o espírito empreendedor de forma profissional. 

O Programa Stanford de Inovação e Empreendedorismo (SI&E), lançado em 2012, celebra seu 100º graduado, o empreendedor em série Francisco Santolo, com sede em Dubai.

Com uma colaboração única entre professores de renome mundial da Stanford Graduate School of Business e da Stanford School of Engineering, o programa SI&E expõe os estudantes às competências, mentalidade e cultura que têm impulsionado as organizações mais inovadoras do mundo. Combinando o conhecimento da indústria e modelos de investigação comprovados, este programa online flexível ensina os profissionais a pensar como um empreendedor e a inovar como os líderes mais bem sucedidos em todo o mundo. E, porque o programa é auto-paced e online, os profissionais descobrem que podem aplicar novas competências e conhecimentos no trabalho, o que tem um impacto imediato nas suas organizações e carreiras.

Este foi o caso do 100º licenciado em SI&E. Santolo já tinha um MBA e experiência anterior em startups, mas o programa foi fundamental para o reconectar com o mundo do empreendedorismo de uma forma profissional, disse ele. Deu-lhe "ferramentas e conceitos poderosos para repensar cada empresa, e um forte impulso motivacional. Escolheu a SI&E porque queria explorar novas possibilidades e fazer crescer a sua carreira. Ao longo dos cursos, decidiu aplicar os seus conhecimentos, ajudando gratuitamente outros empresários. Foi também convidado para ensinar empreendedorismo juntamente com Domingo Sanna na Universidade CEMA, onde estudou seu MBA em 2012. "Foi incrível", disse Santolo, "nesse processo tornei-me co-proprietário de uma empresa, Les Croquants, e co-fundei duas outras: Deartota e Eneldo. São agora empresas lucrativas que enfrentam uma expansão agressiva, e enquanto continuo a minha carreira empresarial, sou um membro activo dos seus conselhos de administração.

Entre os oito cursos que Santolo fez para obter o seu diploma de SI&E, o que ele considera mais valioso é o Cultivando a Mente Empreendedora, ministrado por Tom Byers, professor de empreendedorismo na Stanford's School of Engineering. O curso centrou-se nos pontos-chave que determinam o sucesso nas empresas empreendedoras. Santolo refere-se à sua experiência no curso como uma "viagem transformacional". Proporcionou-lhe uma compreensão clara dos modelos e conceitos empresariais que poderia aplicar a uma vasta gama de projectos. Hoje, Santolo não só aplica os conhecimentos adquiridos no curso aos seus próprios empreendimentos, como também partilha estes instrumentos e recursos com outros colegas empreendedores. A participação no programa também inspirou e motivou a Santolo a co-fundar várias novas empresas.

Da mesma forma, o primeiro graduado do programa, o gestor de produto francês Franck Langevin, apresentou o Design Thinking aos seus colegas através de um evento inovador "Make It Day" na sua empresa de software com 100 empregados, Mappy, com sede em Paris, semelhante ao Google Maps. Langevin, tal como outros participantes da SI&E, lançou a sua própria empresa enquanto participava no programa SI&E.

Embora o título possa ser conquistado através de 8 dos 12 cursos em linha, sem ter de interagir com outros participantes, muitos ligam-se através de painéis de discussão e redes sociais. Craig Damlo, que completou o programa no início deste ano, disse: "Este programa tem sido mais do que apenas material de estudo. Reuniu-me com outros estudantes de todo o mundo, tanto pessoalmente como em linha. Estes laços e camaradagem têm sido profissional e pessoalmente enriquecedores.

Austin Nichols veio para SI&E depois da pequena empresa para a qual trabalhava ter sido vendida. Precisava de compreender conceitos e ter ferramentas que pudessem ser utilizadas tanto em startups como em grandes empresas. "Quando se vai a 100.000 milhas por hora e constantemente a apagar fogos, pode ser difícil concentrar-se em melhorar como líder. No entanto, se não estamos concentrados em melhorar-nos a nós próprios, como podemos esperar perguntar o mesmo à equipa? As novas competências de Austin foram rapidamente reconhecidas pela sua organização. "Completei este programa em Novembro e fui promovido em Janeiro. Não tenho dúvidas de que as competências que aprendi no programa foram uma grande parte da razão pela qual recebi a promoção.

Daria Kouzmenko já trabalhava há vários anos para empresas em fase de arranque e queria realmente começar o seu próprio negócio. Quando estava a terminar o SI&E ela "... iniciou um negócio que se transformou noutro e agora ambos estão lentamente a florescer". Como co-fundador de Keep Calm and Monetize, Kouzmenko disse que os cursos a ajudaram a começar a escrever o conteúdo e o marketing sem demora. Ela disse que o curso também a ajudou "a descobrir como encontrar os clientes certos".

Todos os cursos são aulas em vídeo de ritmo próprio que podem ser acedidas a qualquer altura a partir de qualquer lugar com uma ligação à Internet. Para além de Cultivar o Conjunto de Mentes Empreendedoras, outros cursos do programa são Empatizar e Prototizar: Uma Imersão Mãos-na-Mão nas Ferramentas Chave do Pensamento do Design, Negociação: Obter (Mais do) O Que Você Quer, e Construir Modelos de Negócio. A lista completa dos cursos está disponível online.

Algumas das empresas mais inovadoras em todo o mundo estão a utilizar o Programa de Inovação e Empreendedorismo de Stanford para formar os seus empregados de elevado potencial.

Outros artigos de Francisco Santolo