CURSO ONLINE DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

A diversidade não é um conceito vazio

por Francisco Santolo
Março 2019

Abraçar a diversidade ainda resulta assustador para a lógica das empresas, que até o momento não conseguiram aproveitar esta poderosa oportunidade.

Não se trata de reunir diferentes pessoas em um quarto, incluindo às minorias por lei. Trata-se de entender que a hierarquia e o status social são apenas uma construção humana e a diversidade está em toda parte, inclusive entre pessoas que você consideraria semelhantes a você -seus amigos e sua família-.

Abraçar a diversidade é saber que subestimar alguém, sentir-se mais do que os outros, apegar-se ao ego, ou acreditar que você é melhor em algo sempre é uma falácia, o caminho para deixar de aprender. A aprendizagem continua, e poder aprender de todos, é a única trilha a seguir em um mundo VUCA (volátil, incerto -uncertain em inglês-, complexo, ambíguo).

É compreender que todas as pessoas têm algo para te ensinar e que construir uma relação com cada uma delas por mais diferente que seja, pode mudar a sua vida de muitas maneiras. A pessoa mais inesperada é quem tem a chave para conseguir o teu propósito.

É reconhecer nossas limitações e saber que estamos construídos pela soma das interações que tivemos na nossa vida com as pessoas mais diversas, nas situações mais diversas. Não fizemos nada sozinhos, sem a influência, o reconhecimento, a rejeição ou a aprovação dos outros.

Outros artigos de Francisco Santolo