Não precisa de uma ideia para empreender

Conferência por e para empreendedores gastronômicos

INICIA
Agosto 2016

Francisco Santolo foi convidado pela INICIA em conjunto com a UCEMA à apresentação “Empreendedores Gastronômicos”, um ciclo de conferências onde inovadores e referentes do ecossistema empreendedor compartilharam as suas experiências, e deu um conselho chave.

Na terça-feira 9 de agosto tivemos o prazer de fazer, em conjunto com a UCEMA, a apresentação “Empreendedores Gastronômicos”, com o objetivo de expor o percurso e cada um dos obstáculos que tiveram que atravessar diversas marcas referentes à cozinha, no seu caminho empreendedor.

Desde a Universidade do CEMA iniciaram o evento agradecendo à INICIA, já que vários dos speakers que assistiram à reunião fazem parte da nossa comunidade. Este ciclo, que nasceu em 2015, já contou com a presença do Santiago Bilinkis, Andy Freire e Julián Weich, entre outros referentes do ecossistema empreendedor. Conforme a universidade: “O objetivo destas conferências é que diferentes inovadores tanto no setor privado como público possam compartilhar as suas experiências para que outros possam escutá-las, além do acadêmico”.

Os speakers

Sebastián Ríos, criador de Almacén de Pizzas e programador de marcas como Fiera Parrilla Urbana e Parri & Pan, narrou a sua história cronologicamente. Filho de imigrantes europeus, quem vieram a dedicar-se à Argentina ao negócio gastronômico, decidiu tornar-se independente cerca do ano 2000 para procurar um novo conceito em pizzas. Com muitos acertos, mas também erros no seu projeto, conclui a sua dissertação deste jeito: “O sucesso é a capacidade de ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo”, uma frase altamente inspiradora para começar, cair e começar de novo.

Marcelo Salas Martínez, de Café Martínez, fez uma apresentação breve e emotiva. Desde a sua apresentação pessoal como “ser humano”, tentou desmistificar os papéis que levam a cabo os CEO das empresas, para humanizá-los. Marcelo explicou que pronto se dará abertura de uma loja do café em Barcelona e contou brevemente os passos que levaram a este café ao lugar onde hoje se encontra.

Outras apresentações estiveram a cargo do Mariano Tortora de Moratto Helados, Mariano Echeverría de Cafone e uma das que provocou mais impacto no auditório foi a do Francisco Santolo, quem hoje gerencia Scalabl, uma aceleradora de empreendimentos, muitos deles gastronômicos. Francisco explicou o seu frutífero percurso: “Dizem alguns que nasci com  um computador debaixo do braço. Desde os 3, 4 anos tive acesso aos computadores e à Internet. Aos 7 anos tinha computadores conectados em rede e aos 13 fundei o primeiro bate-papo em espanhol, ainda não existia o ICQ, estávamos no ano 1996. Essa foi a primeira experiência empreendedora”. O conselho do Francisco foi chave: “A leitura e a formação é fundamental para converter-se em um empreendedor de sucesso”

Outros artigos de Francisco Santolo