CURSO ONLINE DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Conselhos para empreendedores diante do contexto do Coronavirus

por Francisco Santolo
Maio 2020

"As crises som necessárias para a humanidade avançar. Somente em tempos de crise surgem as grandes mentes" - Albert Einstein

Dicas para empreendedores diante o Coronavírus:

1) Independentemente do nível de impacto, mantenha-se calmo e saiba que é um momento importante, libere a agenda e concentre-se em encontrar paz de espírito para pensar.

2) Proteja seu pessoal, equipe, clientes, fornecedores. Em momentos como este, é possível ver a verdadeira cultura da empresa. Como um líder gerencia uma crise não é esquecido. Mantenha a equipe unida -remotamente-, envolvida e comprometida e seja transparente durante todo o processo.

3) Analise os impactos no seu modelo de negócios atual e examine cenários de 3, 6 e 12 meses, imaginando a continuidade e o crescimento do vírus.

Existem produtos ou serviços cujas vendas são menos afetadas que outras? E os canais de vendas ou distribuição? Como isso afeta fornecedores e empresas concorrentes? Financiamento possível?

Concentre-se nos principais problemas e tome decisões ousadas e eficazes. Evite inúmeras correções.

4) Toda crise é uma oportunidade: que outros serviços ou produtos podemos oferecer? Que negócio decorre da troca de contexto? Que novos clientes potenciais surgem? Que mudança feita em 3) pode levar a empresa a estar mais preparada para o futuro? Que mudanças que estávamos relegando não podem mais esperar?

Outros artigos de Francisco Santolo