Não precisa de uma ideia para empreender

Fontes de capital: Incubadora de empresas

Aprendizagem

A grande maioria dos empreendedores estão presos pela crença limitante de que é preciso dinheiro para iniciar um negócio. Assim, eles enfrentam o desafio de convencer diferentes atores do ecossistema do startup a investir dinheiro em seu projeto. A viagem é interminável.

Se você ainda não o fez, sugerimos que escute o áudio Fontes de capital: Family, Friends and Fools e depois escute este.

O empreendedorismo está na moda e se posicionou como um modelo de vida formidável. Começa numa garagem com amigos, surge uma idéia maravilhosa e é apenas uma questão de colocá-la em prática, e é então que os empreendedores de hoje chegam a um problema que nunca termina: não temos dinheiro. Uma armadilha na qual é fácil cair. Foi-nos ensinado que é preciso dinheiro para iniciar um negócio e, depois de esgotar suas próprias finanças e a de seus amigos e familiares, costuma-se recorrer a uma incubadora.

• O que é uma incubadora de startups?

No universo empreendedor, a impressão geral é de que as incubadoras são instituições que apoiam e orientam o empreendedor no seu estágio inicial. Na prática, as incubadoras são instituições que desempenham uma função administrativa, garantindo que os fundos alocados pelos governos para novos empreendimentos sejam compartilhados entre os empreendedores.

• Por que o governo distribui fundos para a promoção do empreendedorismo?

O emprego, tal como o entendemos actualmente, está a enfrentar um declínio acentuado. Isto responde não só à automatização, ou avanços tecnológicos, mas também ao fenómeno da externalização que permite a geração de empresas competitivas com estruturas mais pequenas e menos empregados.

O governo, antecipando e enfrentando a diminuição do emprego, está à procura de soluções. O primeiro problema, é que não obtêm o quadro completo. O que vai mudar é a forma como a riqueza é concebida e produzida.

O paliativo a que recorrem como solução definitiva é copiar-colar o modelo do Silicon Valley e encorajar o empreendedorismo, distribuindo fundos aos empreendedores, e tentando replicar o mesmo ecossistema de startup, incentivando o surgimento dos principais actores.

• Mas como as incubadoras ganham dinheiro?

O lucro das incubadoras vem de uma percentagem do que elas distribuem. Quanto mais projectos incubam, mais dinheiro recebem. É concebido desta forma porque é o melhor sistema para distribuir todos os fundos atribuídos, porque todos encontram neste modelo o incentivo para distribuir. 

• É a melhor forma de gerar a fonte de trabalho pretendida? Claramente não.

Os incentivos econômicos que as guiam podem levar a resultados terríveis. O foco não é a evaluação dos modelos de negócio e injetar dinheiro em estágios iniciais de um negócio não validado é prejudicial para o processo de seu desenvolvimento.