CURSO ONLINE DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Empreender não é fazer dinheiro

por Francisco Santolo
Novembro 2018

Empreender não é criar empresas. Não é fazer dinheiro. Não é ter empregados, escritórios ou gerenciar grandes corporações. Empreender é a arte de fazer possivel!

Empreender é abandonar o caminho já trilhado e tomar um caminho ainda não explorado em direção ao nosso sonho, idéia e propósito. É dar um salto de fé, abraçando os medos e a vontade de lutar para tornar realidade o que desejamos nesta que é a única vida que temos disponível. É enfrentar a nós mesmos, enfrentar as crenças que nos limitam e a opinião de outros. É tentar uma e outra vez. É cair e de novo nos levantar.

É transformação, é abraçar com convicção a idéia de que o mundo pode ser diferente, para você e para os demais. Empreender não é uma arte solitária. Nenhuma ação transformadora surge somente dos nossos atos individuais. Todos os nossos sucessos envolvem a participação de alguém mais.

Empreender é uma disciplina bem completa, com forte componente intelectual, emocional e capacidade de se relacionar. Todos somos capazes de aprender a empreender. Sim! Todos! Sem importar nossas experiências, formação, conhecimento de negócios, conhecimento financeiro ou até mesmo a quantidade de dinheiro que tenhamos para investir – nem mesmo precisamos de investidores ou mesmo ter de correr riscos como nos falam; apenas necessitamos construir boas relações humanas, ter um método, fortalecer nosso conhecimento dia-a-dia e ter muita resiliência -.

Empreender é fazer possível e todos somos empreendedores a cada dia que passa. O mundo futuro encontrará, sem sombra de dúvidas, indivíduos mais capazes, com poder de transformar e impactar diretamente nas comunidades da qual pertença. Já não será um mundo hierárquico de corporações e governos. Será um mundo de autoridade moral e de legítima influência pessoal. O resultado dependerá apenas de nós.

É tempo de que todos nós aprendamos a empreender.

Outros artigos de Francisco Santolo