CURSO ONLINE DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Os indivíduos têm o poder de transformar o mundo

por Francisco Santolo
Abril 2018

Meu novo perfil público me surpreendeu, atingindo rapidamente 15.000 seguidores, 25.000, depois 50.000 e quando quis expressar minha gratidão, encontrei-me refletindo o seguinte:

“Uma honra e uma grande responsabilidade!

O mundo em que vivemos, com todas suas disparidades, desigualdades e coisas terríveis que, como seres humanos, ainda seguimos permitindo, apresenta uma tendência que só acelerará, outorgando ao indivíduo mas do que nunca o poder para transformar, liderar mudanças e influenciar a outros. Ainda não assimilamos esta idéia completamente, mas logo estaremos imersos nela. Esta manifestação individual conduz à inspiração, ao propósito em comum, a importante crença de que os sonhos podem ser reais -E certamente podem!- e deriva no surgimento das comunidades. E as comunidades, sem dúvida nenhuma, têm e terão um impacto crescente e multiplicador na transformação do mundo!

Consideremos este caso pontual. Quando pessoas do mundo todo escolhem seguir-me, ler meus artigos, assistir meus vídeos, compartilhar ou enriquecer meus pensamentos interagindo comigo, me sinto imensamente grato, e como indivíduo, reforço meu desejo e responsabilidade de compartilhar experiências, conhecimentos e ferramentas que espero possam transformar sua realidade como fizeram com a minha. As relações entre indivíduos se potencializam e depois se multiplicam na geração de novas comunidades que expandem o impacto.

Seu impacto é maior do que você acha, e será ainda maior em breve. Não tem importância quem você seja, onde você esteja, o que você sinta pelos seus êxitos neste momento, ou quão longe você se sinta dos seus sonhos. Olha para frente, tenta ser melhor a cada dia, cuida tuas relações, descobra novas pessoas, dá primeiro, escuta, aprenda algo novo cada dia, desenvolva novas habilidades, segue seu propósito, falta um pouco o respeito ao medo!

A tecnologia nos dará em breve possibilidades que nunca antes tínhamos imaginado. O mundo será terra desconhecida dentro de 5 anos -exponencial!- e o que seremos -lembrem que todos nós somos Homo Sapiens, a espécie mais destrutiva que jamais existiu na terra-, depende inteiramente dos nossos valores e nossas ações cotidianas de agora em diante. Podemos decidir cuidar dos outros, abraçar a diversidade, construir juntos, ver o melhor da diferença, colaborar, ou podemos continuar nosso caminho sozinhos, procurando nosso próprio interesse a expensas dos outros, competindo e vivendo dentro de grupos fechados e limitados.

Essas decisões e ações individuais, mais do que nunca, influenciarão e impulsarão às comunidades, e qualquer uma delas pode ter um alcance e um impacto nunca imaginado antes.”

Outros artigos de Francisco Santolo