CURSO ONLINE DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Só você pode determinar seu crescimento ou potencial

por Francisco Santolo
Abril 2018

Não permita que ninguém defina seu valor, nem determine seu talento, ou declare seu “potencial”. Você e apenas você pode saber seu valor e o que pode lograr.

Terá momentos onde não acredite em você mesmo, perdido nas declarações do mundo exterior, ou na busca de aprovação externa que não chega, talvez decepcionado porque os resultados aparentam ser totalmente opostos ao que esperava, ou o que por dentro esperava lograr.

Deixe-me compartilhar o que penso. Você sabe o que é. Talvez deixou de se escutar e de acreditar. Ou repete por dentro o que os outros dizem. Lembre, se você não acredita em você mesmo, ninguém acreditará!

Pode que não tenha ferramentas. Pode que não tenha conhecimento. Pode que não tenha a compreensão de como ler uma situação. Mas pode aprender tudo isso!

Tem que seguir crescendo, aprendendo continuamente, rodeando-se de pessoal inteligente, que admire, melhor do que você, complementar, apreendendo como escutar, como receber feedback e se beneficiar disso, que essas opiniões se voltem guia e não verdades absolutas. Praticar dar primeiro – o que lhe permitirá descobrir como outros realmente apreciam seu talento-, mas nunca abandone essa voz interior, nunca abandone seu caminho, nunca abandone seu sonho, nunca se detenha porque alguém diz que não pode fazê-lo!

Toda regra ali fora é social, foi inventada por homens e mulheres. Sempre há alguém que decide ou decidiu as coisas, e certamente, alguém que pode fazer uma exceção.

Por exemplo, qualquer plano de carreira por exemplo, ou regra para uma promoção, aumento de salário, avaliação de desempenho, ou a decisão de um chefe são todas coisas extremas que você pode aceitar ou não. Sempre tem alternativas, possíveis negociações, há ilimitados caminhos: menos confortáveis, mais perigosos, mas poderosos. Sempre pode trabalhar para alguém outro, ou gerar seu próprio trabalho. Empreender é agora acessível para qualquer, independentemente dos recursos controlados.

Por último, você pode ficar exposto a qualquer coisa pelo mundo exterior, a vida é imprevisível e pode ser muito dura, as pessoas podem tentar fazer muito dano, mas você é o dono de como reagir perante isso, é a única pessoa responsável por você mesmo, e tem o poder de decidir como conta a história para você -uma das coisas mais poderosas que temos-, escolhendo ser a vítima de forças externas ou o protagonista de seus próprios atos!

Nunca fique em um trabalho -incluso se é sua própria companhia-, uma comunidade ou grupo onde:

1- Não compartilhe os valores

2- Não esteja aprendendo ou crescendo -fundamental-

3- Não se sinta confortável com a recompensa -salário, satisfação-

4- Não tenha uma clara projeção de crescimento ou não contribua com o que está fazendo –seja convertido em rotina-

Perca o respeito -um pouco- ao medo! Curta! Desfrute quem é. E trabalhe forte, cresça, apreenda algo novo a cada dia! Tudo chegará.

Outros artigos de Francisco Santolo