Não precisa de uma ideia para empreender

Redes horizontais

Aprendizagem

No contexto atual da globalização e na era da tecnologia da informação, a competição e a concorrência entre as empresas está em uma espiral ascendente.

Há uma crescente consciência de que o estilo de liderança da alta e média gerência tem uma profunda influência nos resultados da empresa.

Neste vídeo de nosso Curso Online de Empreendedorismo e Inovação, Francisco, CEO da Scalabl, apresenta um estilo de liderança horizontal e cita o livro A Estrela-do-Mar e a Aranha, onde os autores Ori Brafman e Rod A. Beckstrom realizam uma análise aprofundada desse fenômeno.

A estrela do mar representa a rede descentralizada. Não tem cabeça e os seus órgãos principais replicam-se em cada braço, de modo que, em caso de corte, não só se regenera, senão que gera uma nova estrela do mar. Em contraposição, a aranha –representando a hierarquia– morre quando cortam sua cabeça.

“Em uma organização descentralizada ou horizontal, não existe um líder evidente, nem hierarquia [...] O melhor que as pessoas podem fazer é influenciar aos outros liderando com o exemplo. Se trata de um sistema aberto, onde cada um tem a autonomia de tomar suas próprias decisões”, explicam os autores.

As novas gerações nos convidam a repensar o papel da hierarquia, liderança, comando e controle. Somos estimulados a refletir sobre a motivação e o propósito de seguir nossos líderes e sobre o potencial de aprendizagem que daí advém. É claro que novas formas de organização são necessárias e, entre elas, as comunidades já começam a ter um papel fundamental e um efeito multiplicador.

Estruturas horizontais de liderança e crowdsourcing irão se consolidar como organizações produtivas e geradoras de valor.

Alguns princípios poderosos da descentralização a considerar para sua empresa:

1. Quando é atacada, uma organização descentralizada tende a ser ainda mais aberta e descentralizada. Em contraste, quando organizações centralizadas são atacadas, elas reagem tornando-se ainda mais centralizadas.

2. Um sistema aberto não tem uma inteligência central; em vez disso, a inteligência se estende por todo o sistema.

3. Os sistemas abertos podem mutar facilmente.

4. À medida que as indústrias se descentralizam, os lucros gerais diminuem, mas a fidelidade e o crescimento aumentam.

5. Ponha as pessoas em um sistema aberto e automaticamente vão querer contribuir.

¡Haz la prueba gratuita de nuestro Curso de Emprendimientos e Innovacion! >