CURSO ONLINE DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Criei um unicórnio. Mas como posso valorizá-lo?

por Francisco Santolo
Setembro 2019

Anunciar rodadas de investimento com avaliações ridículas e inflacionadas de Startups – chamemos a isto de Unicórnio – deveria ser o lema do atual ecossistema de Startups. O falso começo da empresa WeWork na bolsa e os números de rendimentos da UBER, além de muitas outras empresas, estão fazendo que a situação seja mais clara para todos.

            Uma vez mais, os ganhos de um pequeno grupo de atores coordenados sustêm uma mentira que por muito tempo prejudicará a muitas pessoas, e o valor perdido pela sociedade através de empreendedores mal guiados e práticas comerciais insustentáveis não pode ser quantificado.

            Então, o que é um Unicórnio? Uma empresa avaliada em bilhões de dólares? Ok. Como se avalia? Fluxo de caixa descontados, múltiplos? Vamos simplificar.

            Numa compra modelo, o vendedor quer um preço mais alto e o comprador quer um preço mais baixo. Mas, espera lá! Softbank incluso declarou que seu objetivo é buscar e investir em Unicórnios. O incentivo por anunciar a compra de um Unicórnio é claro: ter manchetes, emoções, holofotes para atrair mais fundos, rodadas de investimento futuro cada vez maiores etc. Nesse caso então, o comprador tem motivação para pagar mais.

            Investindo 50 milhões por 5% da uma empresa, se cria um Unicórnio e nem sequer precisam mostrar os resultados – lembrando que não é uma empresa que cotiza na bolsa -. Com investidores de risco capitalizando bilhões na busca, você entenderá por que é mais fácil encontrar um investidor desses do que encontrar um Pokemon jogando ao Pokemon Go.

            Durante quase 4 anos trabalhei e viajei pelo mundo como um nómade digital para expor este sem sentido, propondo uma metodologia alternativa, a partir dos mesmos livros que os intermediários – Investidores de Risco – curiosamente afirmam que leem e seguem.

            De uma vez por todas, detenham o abuso e enfoquem-se em gerar valor verdadeiro para as futuras gerações! Existe dinheiro genuíno na solução dos muitos problemas e dores que afligem o mundo real!

Outros artigos de Francisco Santolo